Equilíbrio entre o uso responsável de antibióticos e a manutenção da saúde dos animais é fundamental

06-Déc-2023
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
O uso de antimicrobianos eficazes faz parte do arsenal terapêutico para combater infecções bacterianas em animais.

Bactérias são responsáveis por uma variedade de doenças em animais e humanos, e o uso de princípios ativos eficazes é necessário para que se maximize o potencial do tratamento e minimize a ocorrência de resistência bacteriana.

Sistemas de produção animal desempenham um papel central na geração de alimentos e produtos derivados. No entanto, essa atividade enfrenta desafios significativos devido a infecções bacterianas que impactam negativamente a saúde dos animais e a produtividade dos rebanhos.

No sistema de produção de bovinos e suínos, alguns desafios infecciosos levam a quadros inflamatórios localizados e sistêmicos, comprometendo o desempenho e o bem-estar animal. Em bovinos, patógenos como Moraxella bovis podem levar ao desenvolvimento de ceratoconjuntivite infecciosa, enquanto Pasteurella multocida e Manheimia haemolytica são importantes causas de infecções respiratórias, da mesma forma que Mycoplasma hyopneumoniae, Pasteurella multocida e Glaesserella parasuis são importantes causas de doenças respiratórias em suínos.

Alguns patógenos desencadeiam doenças sistêmicas, e Glaesserella parasuis também pode levar a um quadro sistêmico cursando com polisserosite e poliatrite. A infecção por Salmonella enterica Choleraesuis pode apresentar-se na forma de quadros diarreicos, doença sistêmica ou pneumonia. Ainda, infecções por Streptococcus suis podem causar pneumonia, sepse, artrite e encefalite.

Estas infecções impactam negativamente a produção, uma vez que são responsáveis por grandes perdas produtivas e financeiras. Animais de produção estão continuamente expostos à agentes infecciosos, e a prevenção e o tratamento adequados envolvem medidas de manejo, boas práticas de higiene, vacinação e, quando necessário, o uso de antibióticos sob a supervisão de um médico veterinário.

A tulatromicina, princípio ativo do Tulaxx, é um macrolídeo semissintético amplamente empregado no tratamento de infecções respiratórias em bovinos e suínos. Ela exerce seu mecanismo de ação inibindo a síntese proteica bacteriana, impedindo que a bactéria produza proteínas essenciais para seu crescimento e replicação, consequentemente reduzindo a carga infecciosa no hospedeiro. Este princípio ativo tem um amplo espectro de ação e é eficaz contra uma variedade de bactérias gram-positivas e gram-negativas. Isso a torna uma escolha valiosa no tratamento de infecções bacterianas em animais de produção, especialmente quando se enfrentam infecções mistas causadas por diferentes tipos de bactérias.

O uso de antimicrobianos eficazes faz parte do arsenal terapêutico para combater infecções bacterianas em animais. No entanto, o uso destas medicações em animais deve ocorrer conforme indicação de médicos veterinário, evitando-se o uso indiscriminado.  Além disso, é essencial investir em medidas de prevenção, como a melhoria das condições de higiene, a adoção de práticas de manejo adequadas e a vacinação, para que o uso destes medicamentos ocorra de forma racional, preservando a eficácia desses agentes terapêuticos. O equilíbrio entre o uso responsável de antibióticos e a manutenção da saúde dos animais é fundamental para garantir a produção segura e sustentável de alimentos de origem animal.

Tulaxx é uma solução injetável estéril e deve ser administrado em bovino e suínos de forma injetável, pela via subcutânea, na dose única de 2,5 mg/kg de Tulatromicina (equivalente a 1 mL para cada 40 kg de peso vivo). Deve-se respeitar o volume máximo por local de aplicação de 7,5 mL para bovinos adultos, e 2mL para suínos adultos. Caso o volume calculado ultrapasse este limite, recomenda-se dividir a dose em mais de um local de aplicação.

https://www.ourofinosaudeanimal.com/produtos/bovinos/terapeuticos/tulaxx/

Texto escrito por Marina L. Mechler Dreibi. Médica Veterinária, Mestrado e Doutorado com ênfase em sanidade de suínos. Pesquisadora P&D na Ourofino Saúde Animal. marina.dreibi@ourofino.com

 

X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
J'aimecommenteMes favoris

Demander un devis

Pour recevoir le devis, nous avons besoin que vous nous fournissiez les informations suivantes afin de calculer les frais d'expédition :